Depois de se cruzar com Isabel (Vanessa Giácomo) no escritório de advogados, João vai buscar Vitória à mercearia. Sem que percebam, Margarida (Joana Santos) observa-os e fica em choque. No carro, o casal comenta as últimas novidades e João revela à namorada que Isabel tomou uma decisão surpreendente. “Ela apareceu no escritório como advogada e vai permanecer a trabalhar lá. Tinha todo um discurso preparado, dizendo que abriu mão de tudo por minha causa, mas que isso terminou. Como se a culpa fosse minha por ela ter deixado de exercer…”, explica, deixando Vitória atónita.
Preocupada, a costureira comenta: “Como já não pode controlar-te em casa, encontrou uma forma de continuar presente na tua vida. Eu disse-te que ela não nos ia deixar em paz.” João aperta a mão dela com carinho, garantindo que nada os separará e que continuarão juntos. O casal troca um beijo apaixonado, enquanto a irmã de Sérgio (Afonso Pimentel) observa a cena.
Chocada com o que testemunhou, Margarida regressa a casa e conta ao pai que a cunhada tem um novo amor, deixando Manuel (José Raposo) furioso. “A lata daquele sacripanta! Vem pavonear-se na minha terra, nas minhas festas, com a família do meu falecido filho… esfregar-me na cara… E os miúdos nem sequer vieram ver-me! A mim, que ajudei a criá-los!”, desabafa. Mostrando as fotos que tirou de Vitória e João aos beijos, Manuel explode: “Aquele filho duma grande… égua velha! Aquele grandessíssimo filho de mulheres da vida! Não quero esse gajo perto dos meus netos! Não quero, mas é que não quero mesmo!”
Em seguida, Manuel diz à filha que terão de agir. Margarida questiona: “O que é que o pai quer fazer? Ir para tribunal e tirar-lhe as crianças? Já tentámos, não é fácil. Só se provássemos que ela é maluca, ou drogada, ou prostituta, ou uma sacana do pior… Não é simples…” Manuel reafirma, decidido: “Temos de fazer alguma coisa… Recuperar os miúdos o quanto antes! O quanto antes!”, prometendo pôr em prática um novo plano de vingança.

